PREPARAÇÃO:
- Dividir os alunos em duplas (um de frente para o outro);
- Entregar o papel quadriculado e pedir que os alunos façam as marcações e recortem duas grades de 20 x 20 quadrículas pequenas;
- Pedir que os alunos passem canetinha preta a cada duas linhas da grade, tanto na vertical quanto na diagonal, para formar assim 10 quadrados maiores;
- Colar as duas grades no caderno e em uma delas pedir que escreva "ATAQUE" e na outra, "DEFESA";
- Ao lado de cada linha da grade preencher com números de 1 a 10;
- Abaixo de cada coluna preencher com letras de A a J.
Ex:
Navios utilizados:
- Ao lado de cada linha da grade preencher com números de 1 a 10;
- Abaixo de cada coluna preencher com letras de A a J.
Ex:
Grades de Ataque e Defesa. |
Posição das grades no caderno. |
Nome, imagem e quantidade de navios utilizados no jogo em sala de aula. |
- Cada jogador desenha seus navios na grade de "defesa";
- Quem jogar primeiro indica uma posição na grade do adversário (ex: G-6);
- Cada jogador tem direito a 3 tiros;
- A cada tiro dado o adversário fala "tiro + o nome do navio", se foi atingido ou "água" se o tiro não pegou em seus navios;
- A pessoa que atirou, marca, na grade de ataque, um "ponto" se errou ou a letra "P ou N" se acertou em um dos navios do adversário;
- Aquele que for atingido vai marcando uma cruz em sua grade de defesa;
- Se conseguir afundar um navio do adversário, o mesmo deve dizer "Afundou + o nome do navio afundado";
- Quem destruir toda a frota do inimigo primeiro vence.
Simbologia:
Após os alunos terem se familiarizado com o sistema de coordenadas adotado no jogo, conversar com a turma sobre o que acharam do grau de eficiência desse sistema para localizar objetos, promover uma roda de conversa sobre os sistemas de coordenadas geográficas expressos em plantas, cartas e mapas e verificar o que os alunos já sabem sobre o assunto e, assim, iniciar as noções essenciais deste sistema, como os paralelos e meridianos e suas funções primordiais, apresentando a eles materiais de geografia que utilizam sistemas de coordenadas e propor que os alunos comparem e observem as semelhanças entre eles e a "Batalha Naval".
- Quem jogar primeiro indica uma posição na grade do adversário (ex: G-6);
- Cada jogador tem direito a 3 tiros;
- A cada tiro dado o adversário fala "tiro + o nome do navio", se foi atingido ou "água" se o tiro não pegou em seus navios;
- Aquele que for atingido vai marcando uma cruz em sua grade de defesa;
- Se conseguir afundar um navio do adversário, o mesmo deve dizer "Afundou + o nome do navio afundado";
- Quem destruir toda a frota do inimigo primeiro vence.
Simbologia:
Após os alunos terem se familiarizado com o sistema de coordenadas adotado no jogo, conversar com a turma sobre o que acharam do grau de eficiência desse sistema para localizar objetos, promover uma roda de conversa sobre os sistemas de coordenadas geográficas expressos em plantas, cartas e mapas e verificar o que os alunos já sabem sobre o assunto e, assim, iniciar as noções essenciais deste sistema, como os paralelos e meridianos e suas funções primordiais, apresentando a eles materiais de geografia que utilizam sistemas de coordenadas e propor que os alunos comparem e observem as semelhanças entre eles e a "Batalha Naval".