ETAPA II

CONTRSUÇÃO DE CONCEITOS:

Propor aos alunos que consultem mapas e atlas geográficos e examinem com atenção os sistemas de coordenadas geográficas anotados neles.
Lançar algumas questões para orientar a observação, tais como:
- Quais são os marcos e referências deste sistema?
- Para quê servem?
- Qual é a sua importância para localizar objetos e pessoas no espaço?

Com base nisso construir no quadro os conceitos de coordenadas geográficas, meridiano, paralelo, latitude e longitude, e pedir que os alunos copiem em seus cadernos para posterior consulta.
Em seguida, proponha atividades para o exercício com as coordenadas geográficas utilizando as medidas de latitude e longitude e referências baseadas nos pontos cardeais.
Eles poderão pesquisar sobre as medidas de localização do município, da capital do estado e outras cidades do país.

Dividir a turma em 2 grupos e pedir que, utilizando o mapa mundi (exposto no quadro) , descubram a localização de cidades, rios, cadeias de montanhas, canais, linhas de fronteira e outros elementos espaciais a partir da rede de coordenadas geográficas.
Cada grupo deve selecionar um ponto e desafiar o outro grupo a encontrá-lo.