CONTRSUÇÃO DE CONCEITOS:
Propor aos alunos que
consultem mapas e atlas geográficos e examinem com atenção os sistemas de
coordenadas geográficas anotados neles.
Lançar algumas questões para orientar a
observação, tais como:
- Quais são os marcos e referências deste sistema?
- Para quê servem?
- Qual é a sua importância para localizar objetos e pessoas no espaço?
Com base nisso construir no quadro os conceitos de coordenadas geográficas, meridiano, paralelo, latitude e longitude, e pedir que os alunos copiem em seus cadernos para posterior consulta.
Em
seguida, proponha atividades para o exercício com as coordenadas geográficas
utilizando as medidas de latitude e longitude e referências baseadas nos pontos
cardeais.
Eles poderão pesquisar sobre as medidas de localização do município,
da capital do estado e outras cidades do país.
Dividir a turma em 2
grupos e pedir que, utilizando o mapa mundi (exposto no quadro) , descubram a localização de
cidades, rios, cadeias de montanhas, canais, linhas de fronteira e outros
elementos espaciais a partir da rede de coordenadas geográficas.
Cada grupo
deve selecionar um ponto e desafiar o outro grupo a encontrá-lo.